domingo, 28 de junho de 2009

O corcunda de notre dame







COMENTÁRIO DO RAFINHA







Primeira versão sonora cinematográfica do livro clássico de Victor Hugo. A versão do cinema mudo foi estrelada por Lon Chaney (1923). Esta produção estrelada por Charles Laughton, que estava no auge de sua carreira quando personificou Quasímodo (o Corcunda), recebeu duas indicações ao Oscar, em 1939. É provavelmente, a melhor interpretação dada ao triste personagem, morador da Catedral de Notre Dame, que perambula pelos impressionantes cenários de Paris, criados especialmente para o filme, em Hollywood. Maureen O'Hara está perfeita como a linda cigana Esmeralda, pela qual Quasímodo se apaixona desesperadamente, a ponto de romper a paz da imponente e secular Catedral, aterrorizando a população. Clássico imperdível e obrigatório em qualquer filmoteca, EU TENHO ESTÁ obra-prima resgatada para os mais exigentes amantes da sétima arte.



Com ótimas interpretações. Na minha opinião merecia ter levado o Oscar de melhor ator, Charles Laughton. Um filme, apesar de ser em preto e branco, tem fotografia ótima e como não pode ser rodado dentro da Catedral, em Paris, os produtores construíram uma, coisa de Americano. Eu tenho esse filme, acho um dos 20 maiores do cinema. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário